Telefone

(55) 3332-7764

whatsapp

(55) 991164153

Horário

Manha: 07:45 às 12h
Tarde: 13:30 às 18h

Medicina do trabalho

Medicina do trabalho: descubra se você está cumprindo todas as regras

A medicina do trabalho é uma área especializada em que o objetivo principal é a garantia da integridade física e psicológica dos empregados. Para isso, as ações são direcionadas a três focos principais: a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais e a manutenção da qualidade de vida do trabalhador.

A importância da medicina do trabalho no ambiente corporativo

Diferentes funções expõem o trabalhador a esforços, ainda que sejam mínimos. Nos escritórios, na indústria e em qualquer segmento é fundamental dar atenção à saúde do trabalhador.

A medicina do trabalho tem essa proposta: evitar acidentes, lesões e doenças, além de proporcionar o bem-estar no cotidiano do exercício da profissão. Para isso, uma série de métodos, regras e parâmetros são colocados em prática diariamente nas empresas. Um ambiente corporativo seguro é a grande meta.

Naturalmente, se os colaboradores estão livres de riscos, muitos benefícios são obtidos nesse processo. Acidentes e doenças pode gerar afastamentos e diminuição na força de trabalho da companhia. Além disso, em muitos casos também há custos que serão de responsabilidade da empresa.

O cumprimento das leis é o foco da medicina do trabalho. Quando essa adequação não acontece, a empresa está passível de sanções jurídicas, com base nas leis da CLT. Contudo, é importante sempre pensar primeiramente no colaborador. Saudável física e psicologicamente ele pode proporcionar o seu melhor.

Entenda mais a seguir como a medicina do trabalho se faz importante!
Melhores condições significam produtividade. Qualquer trabalhador necessita de condições mínimas para exercer suas funções. Isso também se estende às questões relacionadas à saúde. De nada adianta ter um alto nível de produtividade agora se daqui a 6 meses, por exemplo, ele contrair uma doença ou lesão.

A preocupação deve ser frequente, com foco em manter o colaborador longe de qualquer problema ou ocorrência. A medicina do trabalho implementa parâmetros que trabalham:
• na prevenção de acidentes;
• na proteção do trabalhador em situações de perigo;
• na implementação de práticas que preservem a saúde;
• no cumprimento de parâmetros adequados de execução de atividades;
• na manutenção do bem-estar psicológico no ambiente de trabalho.

Ao cumprir com todos esses pontos, uma companhia tem a certeza de que terá um colaborador longe de acidentes, de doenças ocupacionais e sem insatisfações. Dentro de um contexto tão favorável, é natural que esses trabalhadores passem a render mais, aumentando o nível de produtividade.

Empresa adequada se torna competitiva
Uma empresa competitiva é aquela que está em pleno funcionamento e sem nenhum fator que atrapalhe seus planos estratégicos. É grande a relação do cumprimento de parâmetros de segurança com a conquista de uma boa posição diante do mercado.
Colaboradores são elementos fundamentais para a empresa. Se eles estão em plenas condições de trabalho, os objetivos estratégicos podem ser alcançados. Além disso, um bom ambiente também tem influência direta no nível de satisfação de quem ocupa cargos em uma companhia.

Quando a empresa preza pelo bem-estar, a motivação dos colaboradores está sempre em alta. Isso melhora o clima organizacional e o engajamento com as metas que devem ser cumpridas. Nesse contexto, a companhia se torna cada vez mais atrativa para quem está vendo de fora.

Em mercados cada vez mais competitivos, ter essa imagem é fundamental. Assim é possível captar os melhores talentos e contar com a chegada de pessoas ainda mais motivadas e com boas expectativas.
Cumprimento das leis reduz custos

A medicina do trabalho também traz a redução dos custos e o melhor direcionamento do capital da empresa. Isso acontece já que expor funcionários a riscos de acidentes ou a problemas de saúde pode influenciar na questão financeira.

Toda empresa tem obrigações legais com seus colaboradores. Se um trabalhador contrair alguma doença no exercício de seu cargo, esse problema passa a ser de responsabilidade da companhia. Ela deve prestar todo suporte para que esse funcionário consiga se tratar adequadamente.

As mesmas responsabilidades se estendem em casos de acidentes. Qualquer ocorrência com consequências pode estar associada a custos. Desse modo, se a empresa não trabalha com bons parâmetros e prevenção, qualquer acontecimento pode acarretar despesas inesperadas.

Redução dos afastamentos
O número de afastamentos no Brasil cresceu 25% de 2005 a 2015. Os números são grandes e mostram como a medicina do trabalho é fundamental a qualquer companhia. Deixar de contar com um colaborador traz problemas de ordens variadas, sempre muito prejudiciais às empresas.

A primeira delas são os custos. Quando um colaborador se afasta, o empregador deve continuar arcando com os seus vencimentos. Nesse contexto, a folha salarial se mantém com aqueles valores, mas não há o trabalho sendo executado. A empresa perde em produtividade, mas mantém reduz o custo.

Outro grande problema é ter menos pessoas preparadas para desempenhar funções importantes. Para as companhias, não ter o funcionário na empresa acarreta em diminuição da força de trabalho. Isso prejudica os objetivos e interfere até mesmo no bem-estar de outras pessoas, já que há a sobrecarga dos colaboradores.

Prezar pela medicina do trabalho é proteger a empresa de perder colaboradores e gerar absenteísmo. Bons parâmetros, acompanhamento cotidiano e fiscalização das atividades evita que funcionários estejam longe de seus postos laborais de maneira forçada.

As Normas Regulamentadoras (NRs) e suas propostas
Todas as empresas que têm funcionários sob o regime de CLT são obrigadas a seguir o que está descrito nas NRs. Elas são uma série de 36 ao total, sempre com orientações acerca de práticas no ambiente de trabalho e definição de parâmetros para a execução de alguns de serviços.

A proposta das NRs é conferir segurança e preservação da integridade dos trabalhadores no exercício de suas funções. Por conta disso, essas normas definem métodos exatos de execução de diversas atividades. Eles também definem questões de segurança e como elas devem se relacionar com os trabalhos que são feitos.

Em um exemplo, suponha que sua empresa trabalhe com instalações elétricas. Naturalmente, essa é uma atividade que envolve riscos aos colaboradores, então qualquer trabalho deve seguir orientações de segurança. Nesse caso, as NRs têm essas orientações exatas para preservar os colaboradores.

No exemplo citado, as atividades deveriam se basear na NR 10, que trata de instalações e serviços de eletricidade. Ela define as condições mínimas de segurança na execução de qualquer serviço dessa natureza, preservando os trabalhadores que nele atuarão.
Os programas de controle, prevenção e proteção

As NRs também trazem importantes programas que são executados a longo prazo nas empresas. O primeiro deles, e um dos mais importantes, é o da NR 7, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Ela estabelece a realização de exames médicos nos funcionários em diversos momentos. Tratam-se de:
• exame admissional;
• exame periódico;
• retorno ao trabalho;
• mudança de função;
• demissional.

Há também a NR 9, que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Na prática contínua, os profissionais designados fazem estudos e avaliações para estabelecer parâmetros de segurança.

A proposta é proteger os colaboradores de riscos de ordem ambiental durante a execução dos trabalhos e também o caminho inverso. Parâmetros são definidos para proteger o meio ambiente de agressões durante os serviços realizados.

A orientação quanto às Ordens de Serviço
Entre o que cabe ao empregador, destaca-se a elaboração e a divulgação das ordens de serviços. Esses documentos devem ser preenchidos e controlados pela equipe de segurança e saúde no trabalho da empresa. Neles há a conferência dos parâmetros exigidos na execução de cada tarefa.

As consequências do não cumprimento das leis
Para as empresas, pode haver sérias consequências em caso de não cumprir com suas obrigações quanto à saúde no trabalho. Com todas as orientações definidas por lei, as ações trabalhistas são a principal defesa que o colaborador encontra quando não recebe apoio em casos de acidentes e doenças.

O Brasil concentra nada menos do que 98% de todos os processos trabalhistas do mundo. Se manter longe disso, naturalmente, passa pelo cumprimento das NRs e do que está definido na CLT. As consequências de negligenciar a lei são variadas, prejudicando a imagem e as finanças das empresas.

Os prejuízos financeiros
Os prejuízos financeiros são as principais consequências do não cumprimento da legislação. De primeira, esse fator negativo acontece por conta das multas. A fiscalização é rigorosa e, em caso de inconformidade, a empresa já está passível de receber notificações que podem acarretar pagamentos de valores.

Outro ponto claro e de grande influência são as ações trabalhistas. Na maioria das vezes, quando a empresa deixou de cumprir com as obrigações, elas resultam em indenizações que podem variar. Se o índice de processos é grande, isso gera um custo recorrente às companhias.

A má avaliação diante dos trabalhadores
Para ter uma empresa com bons resultados é importante também atrair talentos. Entretanto, profissionais qualificados também têm exigências antes de se juntar a um novo empregador. Pode ser desmotivador saber que uma companhia não cumpre com obrigações relacionadas à saúde e bem-estar.

A importância de engajar os trabalhadores com a medicina do trabalho
Os empregados também têm responsabilidades quanto à medicina e segurança no trabalho. É importante tê-los como parceiros no cumprimento de suas atribuições, já que eles podem contribuir para o aumento da eficiência das ações propostas. Entretanto, eles precisam estar engajados com essa demanda

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)
Uma das formas de engajá-los é por meio da SIPAT. Esse programa tem como principal objetivo conscientizar os colaboradores. Para isso, são oferecidas palestras, informativos, cartazes, e-mails e uma série de materiais falando sobre o assunto.

Com uma linguagem objetiva e clara, a empresa reforça a necessidade dos funcionários se manterem atentos aos riscos. A prevenção é estimulada e as orientações adequadas são transmitidas aos colaboradores.

Esse período é um momento em que o assunto é reforçado com maior intensidade, com uma dedicação exclusiva. Entretanto, é imprescindível que a segurança e o bem-estar sejam sempre buscados. O assunto deve estar sempre em pauta, pois só assim os funcionários entendem os riscos e a necessidade da preservação.

As melhores formas de obter o engajamento dos trabalhadores
O cumprimento das regras é um trabalho de todos. Os colaboradores têm papel muito importante, entretanto, nem sempre eles têm o devido foco e tempo para, além de seguir os parâmetros, se comprometerem a orientar companheiros profissionais e ajudar a difundir boas práticas.

Cabe à empresa agir no engajamento desses funcionários. Com bons programas e campanhas, eles podem se envolver e trabalhar com cada vez mais foco, se mostrando satisfeitos com a companhia. Como resultado, o ambiente de trabalho tem menos riscos e é mais atrativo a todos.

Algumas mudanças podem fazer toda diferença na hora de engajar os funcionários. Boas práticas são capazes de fazer com que a medicina do trabalho seja aplicada com sucesso.

O foco no bem-estar
Um bom clima organizacional, benefícios e a preocupação da empresa além dos resultados. O bem-estar também é fundamental e deve ser buscado por meio de diversas ações.

Funcionários felizes e satisfeitos em seus cargos estão mais distantes de problemas como a depressão. A perspectiva é que a doença seja uma das principais causas de afastamento no futuro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A comunicação adequada
Para engajar, é preciso que os colaboradores entendam a real importância das políticas de prevenção de doenças e acidentes. Por isso, o setor de comunicação tem uma importante missão em reforçar as boas práticas.

O suporte à CIPA é fundamental, já que a comissão precisa alcançar todos, o que pode ser complicado em empresas grandes. As campanhas são mais eficientes com apoio de pessoas capacitadas para desenvolver mensagens e informativos claros e assertivos.

O supervisionamento periódico das ações
É importante que o empregador defina um calendário de acompanhamento das ações que visam cumprir as normas da CLT e das NRs a fim de garantir que tudo ocorra de acordo com o planejado. Essa fiscalização pode ser feita em conjunto com gestores e funcionários e deve ser contínua.

Ferramentas como checklist auxiliam para que todos os critérios sejam analisados e, consequentemente, a manutenção da segurança e da saúde dos funcionários ocorra com qualidade. Contudo, também é indispensável ter profissionais capacitados para fiscalizar e acompanhar as atividades.

A equipe de segurança e saúde do trabalho
Muitas empresas precisam de uma equipe de segurança do trabalho. Ela fiscaliza, orienta e acompanha a realização de serviços diversos, sempre prezando pelos parâmetros adequados. Assim, é possível ter as melhores práticas no cotidiano, evitando acidentes e problemas que prejudiquem os colaboradores.

Além dos métodos, a proteção recebe a atenção dos profissionais de segurança do trabalho. Elas são proporcionadas pelos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que são utilizados pelos trabalhadores durante a execução de diversas atividades.

Outra ferramenta importante são as Ordens de Serviço. Elas são uma espécie de autorização emitida pela equipe de segurança de trabalho. Após uma checagem e avaliação, esses profissionais emitem esse aval para que alguma tarefa seja executada na empresa.

A definição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
A CIPA é uma comissão composta por funcionários e membros que representam a empresa. Após a eleição, a equipe é definida e o principal objetivo e fiscalizar métodos de trabalho visando a prevenção de acidentes.

A NR 5 aborda todas as obrigações da CIPA, mostrando como ela funciona e qual é a sua proposta. Quem assume essa responsabilidade deve sempre preservar pelas boas práticas, pela saúde e pelo bem-estar dos companheiros de trabalho.

A contratação de uma empresa especializada
A medicina do trabalho deve realizar diversas atividades como exames admissionais, exames médicos periódicos — que avaliam se o trabalhador está apto para continuar exercendo suas funções —, aplicação de testes psicológicos, exames demissionais e atendimento em caso de acidentes.

A contratação de uma equipe especialista em medicina do trabalho garante que todas essas funções sejam cumpridas com excelência e de maneira mais organizada. Sendo assim, a terceirização dessas atividades colabora para o bem-estar dos funcionários.

Esse direcionamento a profissionais capacitados garante que a empresa execute seus processos diante dos parâmetros definidos pelas NRs e pela CLT. Assim, a empresa evita os riscos de afastamento, de acidentes e tem a garantia de colaboradores focados e engajados com as metas estratégicas.

Cumprir com as regras da medicina do trabalho é uma forma de garantir que o ambiente de trabalho seja mais agradável e seguro, o que influencia na capacidade produtiva da empresa.

POLÍTICA DE PROTEÇÃO E PRIVACIDADE DE DADOS PESSOAIS – SEGURA ASSESSORIA E PROTEÇÃO NO TRABALHO

Data: 14/08/2023

SOBRE ESSA POLÍTICA

Esta Política de Proteção e Privacidade de Dados Pessoais – a qual podemos citá-la aqui apenas como “Política” - tem como objetivo esclarecer o processo de tratamento dos seus dados pessoais, ou seja, como “Nós” (SEGURA ASSESSORIA E PROTEÇÃO NO TRABALHO) coletamos, utilizamos e armazenamos os seus dados pessoais. As premissas apresentadas nessa Política estão embasadas na Lei Federal nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), respeitando a sua privacidade e os seus direitos como titular dos dados pessoais.

Todas as informações aqui prestadas referem-se ao uso do nosso site (https://www. https://seguraass.com.br/) e os mecanismos utilizados para o tratamento dos seus dados pessoais. Além disso, esta Política orienta quais são os seus direitos previstos em lei e como você pode solicitá-los através do nosso canal de comunicação.

Pedimos que leia atentamente esta Política, para ter o total conhecimento sobre o nosso processo de tratamento dos dados pessoais e como você deve proceder, caso queira nos fazer qualquer tipo de solicitação.

 

A estrutura dessa Política está organizada da seguinte forma:

  1. QUEM SOMOS 2
  2. CONTATO 2
  3. TERMOS UTILIZADOS (DICIONÁRIO DE TERMOS) 3
  4. DADOS COLETADOS 4
  5. COMO UTILIZAMOS OS SEUS DADOS 5
  6. COMPARTILHAMENTO 6
  7. ARMAZENAMENTO E TEMPO DE ARMAZENAMENTO 6
  8. BASE LEGAL PARA O TRATAMENTO 6
  9. CONSENTIMENTO 6
  10. SEUS DIREITOS 7
  11. SEGURANÇA DOS SEUS DADOS 8
  12. COMO VOCÊ HABILITA OU DESABILITA OS COOKIES 9
  13. RECLAMAÇÃO 10
  14. ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA 10

1.    QUEM SOMOS

Somos a SEGURA ASSESSORIA E PROTEÇÃO NO TRABALHO, também podemos nos referenciar como “Segura”. Mantemos o site (https://seguraass.com.br/), no qual coletamos e utilizamos alguns dos seus dados pessoais para ações legais, de negócios e prestação de serviços a você nosso cliente, fornecedor, terceiro ou parceiro. Agimos na qualidade de Controlador dos seus dados pessoais e temos responsabilidades que devem ser atendidas de acordo com as disposições da lei (LGPD).

Respeitamos e valorizamos a sua privacidade e portanto, agimos com transparência sobre como os seus dados podem ser tratados e quais os seus direitos. Desta forma, disponibilizamos esta Política para orientá-lo no que se refere aos seus dados pessoais.

2.    CONTATO

Como Controlador dos seus dados pessoais, nomeamos uma equipe de Encarregados de Dados que é responsável em manter a conformidade sobre os tratamentos dos dados pessoais, assim como ser um contato direto com você, para qualquer tipo de solicitação.

Você pode entrar em contato para esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta Política de Privacidade e sobre os dados pessoais que tratamos.

Os detalhes da nossa Equipe de Encarregados de Dados são:

E-mail: [email protected]

Telefone: (55) 991164153.

Endereço postal: Rua Eduardo Geiss, 420, centro - 98700-000 - Ijuí/RS.

3.    TERMOS UTILIZADOS (DICIONÁRIO DE TERMOS)

  • Dados pessoais: informação relacionada à pessoa física identificada ou identificável. Exemplo: Nome, e-mail, CPF, endereço de IP, matrícula, etc.
  • Dados pessoais sensíveis: sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, relativos à pessoa física.
  • Controlador: pessoa física ou jurídica a quem compete as decisões referentes ao tratamento dos dados pessoais.
  • Titular dos dados: pessoa física a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento. Nesse caso, “você”.
  • Encarregado de Dados: pessoa indicada pelo controlador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares de dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Nesse caso, o Encarregado de Dados está devidamente identificado no início desta Política.
  • Tratamento: toda operação realizada com os dados pessoais. Exemplo: coleta, armazenamento, acesso, modificação, compartilhamento, etc.
  • Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.
  • Cookies: são arquivos utilizados no navegador que permitem que o website “lembre” de suas ações ou preferências ao longo de suas visitas. A maioria dos navegadores na Internet aceita cookies; entretanto, os usuários podem configurar seus navegadores para recusar certos tipos de cookies.

4.    DADOS COLETADOS

Coletamos os seguintes dados pessoais:

  • Cookies: Ao se conectar no site coletamos o seu IP através dos cookies para o funcionamento correto da página, como os cookies denominados “Essenciais”, que não podem ser desabilitados. Também existem os cookies adicionais que são utilizados pelo site e possuem outras funcionalidades, como as descritas a seguir:
    • Funcional:Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    • Desempenho:Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.
    • Análise: Os cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Estes cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
    • Propaganda: Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
    • Essencial: Os cookies são essenciais para o bom funcionamento do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, anonimamente.

Nota: Caso você queira habilitar ou desabilitar esses tipos de cookies, consulte a seção Como Você Habilita ou Desabilita Cookies.

  • Formulário de cadastro pessoal para orçamento:
    • Dados pessoais: nome, telefone, email.
  • E-mails enviados à Segura: e-mail.
  • Redes sociais: nome, telefone.
  • Chat on-line: nome, e-mail e telefone.
  • Dados sensíveis: Não são coletados dados sensíveis, assim entendidos aqueles definidos nos art. 11 e posteriores da Lei Geral de Proteção de Dados e conforme descritos na seção Termos Utilizados desta Política.

Eventualmente, outros tipos de dados não identificados previamente e expressamente nesta Política, poderão ser coletados, desde que sejam fornecidos por você, através do seu consentimento ou, que a coleta seja permitida com fundamento em outra base legal prevista em lei. Em qualquer caso, a coleta de dados e as atividades de tratamento relacionadas a eles, serão informadas ao usuário através desta Política, devidamente atualizada.

5.    COMO UTILIZAMOS OS SEUS DADOS

Os dados fornecidos por você têm a finalidade para o seu contato e cadastro com a Segura e caso necessário, o envio de outras informações e em outros momentos, de acordo com a sua solicitação. Abaixo são descritos todos os grupos de dados tratados pela Segura com as suas respectivas finalidades:

  • Cookies: utilizamos as informações de cookies para personalizar as suas preferências e identificar possíveis inconsistências na navegação, a fim de melhorar a sua experiência ao usar o nosso site.
  • E-mails enviados à Segura: de acordo com a necessidade, disponibilizamos os contatos de acordo com a necessidade (orçamento, etc.).
  • Redes sociais: em contato com os chats, para facilitar a comunicação com você.

6.    COMPARTILHAMENTO

Os dados que você fornece através do nosso site são tratados exclusivamente pela Segura, e apenas para fornecer os serviços dos quais disponibilizamos.

7.    ARMAZENAMENTO E TEMPO DE ARMAZENAMENTO

Os seus dados pessoais, informados através do site, são armazenados em nosso banco de dados pelo período necessário para as finalidades do tratamento, respeitando o período de retenção determinado pela legislação aplicável.

8.    BASE LEGAL PARA O TRATAMENTO

Uma base legal para o tratamento de dados pessoais nada mais é que um fundamento jurídico, previsto em lei, que justifica o tratamento. Assim, cada operação de tratamento de dados pessoais precisa e possui uma base legal correspondente, de acordo com a sua finalidade.

Para os dados pessoais mediante o seu consentimento, são realizados de acordo com  artigo 7º, I da Lei nº 13709/2018.

Poderá surgir a aplicação de outra base legal durante o processo de coleta do dado pessoal, para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador (artigo 7º, II) ou quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro (artigo 7º, IX), sendo comunicado o processo de coleta através desta Política.

9.    CONSENTIMENTO

O seu consentimento é obtido através de duas situações quando você acessa o nosso site, sendo eles:

  • Através dos cookies: quando você habilita as funcionalidades não essenciais da plataforma, através das configurações apresentadas na seção Como Você Habilita ou Desabilita Cookies. Ao desabilitar os cookies, você automaticamente estará revogando o consentimento desses tratamentos. * Com exceção dos cookies essenciais, que são obrigatórios para o funcionamento correto do site.

Conforme previsto pela LGPD, você pode revogar o consentimento, ou seja, impedir que a Segura continue tratando os seus dados, ou seja, a revogação elimina a hipótese legal da Segura armazenar, consultar, alterar ou qualquer outro tipo de tratamento dos seus dados pessoais.

Para efetuar a revogação do seu consentimento, a solicitação deverá ser efetuada através do e-mail do Encarregado de Dados informado na seção Contato desta Política.

10. SEUS DIREITOS

Você, como usuário do site e no papel de Titular dos Dados Pessoais, possui os seguintes direitos, conferidos pela Lei Geral de Proteção de Dados:

  • Confirmação da existência de tratamento dos seus dados pessoais
  • Acesso aos dados coletados
  • Correção dos dados incompletos, inexatos ou desatualizados
  • Eliminação dos dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na lei ou pela revogação do seu consentimento.
  • Portabilidade dos seus dados a outro fornecedor de serviço, mediante requisição expressa e de acordo com a futura regulamentação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Para garantir que você exerça os seus direitos, é necessário que façamos uma verificação para identificá-lo e, desta forma, poderemos solicitar documentos ou outras informações que possam auxiliar em sua correta identificação, a fim de resguardar os nossos direitos e os direitos de terceiros. Isso somente será feito, porém, se for absolutamente necessário e você receberá todas as informações relacionadas.

Para solicitar outras questões relacionadas aos seus direitos, basta entrar em contato com o nosso Encarregado de Dados, através das informações de contatos, apresentados na seção Contatos desta Política. Ao fazer uma solicitação dos seus direitos, informe um dos itens apresentados na seção Seus Direitos, desta Política, ou seja: confirmação da existência de tratamento dos seus dados pessoais, acesso aos dados coletados, correção dos dados incompletos, inexatos ou desatualizados, eliminação dos dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na lei ou pela revogação do seu consentimento, portabilidade dos seus dados a outro fornecedor de serviço.

11. SEGURANÇA DOS SEUS DADOS

Ao acessar o nosso site, você tem a garantia imediata de que você está seguro conosco, através da utilização de certificados de autenticação que estabelecem a conexão segura. O seu navegador e a nossa plataforma trocam informações que reconhecem os registros e mantêm o acesso seguro.

Empregamos medidas técnicas e organizacionais para proteger os seus dados pessoais, essas medidas visam impedir acessos não autorizados, situações de destruição, alteração ou perda dos seus dados. As medidas que utilizamos levam em consideração a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os seus direitos legais. Dentro das medidas implantadas, temos a criptografia ponta a ponta entre o site e a plataforma e seu dispositivo, o uso de ferramentas e arquiteturas de proteção contra-ataques, executando os monitoramentos necessários, tanto de maneira interna quanto externa.

Ainda que adotado tudo que esteja ao nosso alcance para evitar incidentes de segurança, é possível que ocorra algum problema motivado exclusivamente por um terceiro – como em caso de ataques de hackers e crackers ou, em caso de culpa exclusiva do usuário, que ocorre, por exemplo, quando transfere os seus dados a terceiro. Assim, embora sejamos responsáveis pelos dados pessoais que tratamos, nos eximimos de responsabilidade caso ocorra uma situação excepcional como essa, do qual não temos nenhum controle.

De qualquer forma, caso ocorra qualquer tipo de incidente de segurança que possa gerar risco ou dado relevante para você, o comunicaremos, assim como a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, acerca do ocorrido, de acordo com o disposto na LGPD.

12. COMO VOCÊ HABILITA OU DESABILITA OS COOKIES

O nosso site, por padrão, mantém apenas os cookies essenciais para o funcionamento correto das páginas e da navegação e estes não podem ser desabilitados. Os demais cookies ficam desabilitados, aplicando os conceitos de privacidade padrão enquanto você nos visita.

Você poderá mudar a configuração do seu navegador para recusar novos cookies, eliminar os já existentes ou simplesmente ser informado quando novos cookies estão sendo enviados para o seu equipamento ou coletando informações. Para isso, siga as instruções fornecidas abaixo, observando o seu tipo de navegador. No entanto, esteja ciente de que, se você recusar ou desativar cookies, você poderá perder algumas funcionalidades do site. Para habilitar ou desabilitar os cookies utilize o procedimento de configuração abaixo, de acordo com o seu navegador:

Internet Explorer: Menu > Ferramentas > Opções da Internet > Privacidade > Configurações. Quando terminar de fazer as alterações, clique em "OK".

Google Chrome: Menu > Configurações > Mostrar configurações avançadas > Privacidade > Configurações de conteúdo > Ativar ou desativar cookies.

Firefox: Menu > Opções > Privacidade > O Firefox deve > Usar minhas configurações > Sites podem definir cookies. Clique em OK para encerrar.

13. RECLAMAÇÃO

Caso você se sinta, de qualquer forma, lesado, pode apresentar a reclamação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

14. ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

Reservamos o direito de modificar a qualquer momento esta Política, especialmente para adaptá-la às alterações feitas em nosso processo ou site, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pela supressão ou modificação daquelas já existentes.

Sempre que houver modificações nesta Política, ela estará disponível para consultas, através da publicação no site da nova versão. Para que você se mantenha informado sobre a utilização de seus dados pessoais, recomendamos que você consulte esta Política frequentemente.

A versão atualizada desta Política será identificada pela data informada no início deste documento.