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Ficha de entrega de EPI

O fornecimento do equipamento de proteção individual (EPI) é uma obrigação da empresa para toda e qualquer atividade que apresente algum risco à segurança e à saúde do colaborador. Toda a obrigatoriedade para a respectiva função do seu trabalhador é especificada por normas regulamentadoras e, para um controle eficiente, é preciso fazer uma ficha de entrega de EPI. Se você não sabe como fazer esse documento, pode usar um modelo de ficha de EPI.

Assim, sempre que for possível eliminar ou reduzir o risco com a sua utilização, o EPI é devido e constitui uma responsabilidade da empresa fornecê-lo. Para garantir que a organização cumpriu com essa exigência da legislação trabalhista, é muito importante que cada EPI fornecido seja registrado adequadamente.

Neste post, explicamos a importância desse processo e ensinamos como estruturar uma ficha de entrega de EPI para os seus colaboradores. Ao longo do artigo, você também vai conhecer as consequências do não cumprimento dessa etapa. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Entenda a importância da ficha de entrega de EPI
Primeiramente, vale ressaltar que uma ficha de EPI é o documento responsável por registrar a entrega dos equipamentos de proteção essenciais para os trabalhadores exercerem as tarefas profissionais. É por meio delas que a empresa poderá documentar o fornecimento dos equipamentos de segurança, que é dever do empregador e um direito do empregado.

O uso dos equipamentos de segurança evita acidentes no ambiente de trabalho e garante segurança na execução das atividades. Portanto, a ficha é uma forma de controlar e monitorar o uso desses materiais por parte dos trabalhadores.

É muito importante que a ficha de entrega de EPI para o trabalhador seja preenchida. Afinal, esse controle por parte do setor administrativo das empresas busca assegurar que eles receberam os dispositivos de segurança adequados e, consequentemente, estão equipados para desenvolver seu trabalho de maneira adequada.

Essa medida também objetiva que fraudes sejam evitadas em possíveis casos de acidentes, além de proteger a empresa de possíveis ações trabalhistas. Em relação ao colaborador, a ficha é importante para resguardar seu direito de receber corretamente o equipamento necessário para a realização de suas tarefas.

Aqueles que desempenham atividades de risco devem receber todo o suporte de forma gratuita pela empresa. Nesses casos, a ficha de entrega também pode ser usada como comprovante caso a organização não ofereça os recursos necessários.

Nesse cenário, o documento de controle também é importante para situações que possam envolver ações judiciais. Caso algum colaborador sofra algum dano à saúde no decorrer de sua atividade laboral, por exemplo, a ficha permite verificar se ocorreu alguma falha na entrega do EPI ou se o colaborador não utilizou o equipamento corretamente.

Saiba como elaborar um modelo de ficha de EPI
Sempre que um trabalhador receber um equipamento será necessário assinar a ficha de entrega de EPI. Para isso, é importante que o documento apresente uma estrutura adequada. A seguir, saiba como ele deverá ser apresentado.

Quais informações são necessárias?
Cabeçalho: O cabeçalho identifica a empresa e o próprio documento. Assim, se a empresa tem um logotipo, ele pode ser colocado ao lado do respectivo nome.

De modo centralizado e destacado, deve estar o título do documento (“FICHA DE ENTREGA DE EPI”, por exemplo), de maneira a caracterizar esse controle. No cabeçalho, também pode ser inserido o número da ficha.

Dados do funcionário

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Qualquer outra informação julgada pertinente sobre o colaborador poderá ser incluída nessa parte do documento.

Dados do EPI fornecido
Todas as informações sobre o EPI entregue deverão ser listadas aqui, entre elas:

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Se houver algum detalhe com referência a determinado EPI (por exemplo, se houve extravio ou perda do equipamento anteriormente fornecido), a informação também deverá ser registrada.

Aplicação do EPI fornecido
Nesse campo, devem ser indicadas as atividades nas quais serão utilizados os equipamentos recebidos, de forma a caracterizar com mais precisão que o EPI foi fornecido para atender à atividade descrita.

Um EPI não é exclusivo para uma prática, mas determinadas atividades sob certas condições exigem que o equipamento seja específico.

Texto impresso de recebimento e responsabilidades
A ficha de entrega de EPI também funciona como um recibo do equipamento fornecido ao trabalhador. Para isso, deverá conter um texto impresso declarando esse recebimento, conforme o exemplo:

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Data e assinaturas
Finalmente, ao lado de cada EPI descrito, deve haver uma coluna para data e outra para a assinatura do funcionário ao receber o equipamento. Desse modo, vai sendo construído um histórico de fornecimento de EPI para cada colaborador.

É muito importante que a ficha de entrega de EPI seja preenchida corretamente e de forma completa. Além disso, deve-se checar sua integridade toda vez que algum novo equipamento for fornecido.

A validade desse cuidado será comprovada sempre que o documento for requisitado pela fiscalização trabalhista, como outros documentos essenciais, ou quando a própria empresa quiser visualizar ou demonstrar que o fez.

Por que conscientizar os trabalhadores sobre o uso da ficha?
Não só é importante preencher a ficha, como também conscientizar todos os trabalhadores sobre o uso desse documento. Como os EPIs são de uso obrigatório, a empresa deve fornecê-los devidamente para os funcionários e controlar esse uso. Por isso, é muito relevante o uso dessas fichas, tanto para a empresa em si quanto para todos os trabalhadores.

Os EPIs são equipamentos essenciais para execução de diversos trabalhos e devem ser levados em consideração para prevenção de acidentes de trabalho. Então, é necessário controlar o uso desses materiais. E, da mesma forma que é um dever da empresa fornecer, é um dever para os funcionários cuidar e preservá-los.

Por isso, conscientize todos os colaboradores sobre o uso da ficha de EPI, uma vez que, por meio dela, todos saberão:

  • Os equipamentos necessários para serem utilizados na execução das tarefas;
  • Se todos que foram entregues para os funcionários foram devolvidos adequadamente;
  • O estado de conservação dos EPIs, visto que é um aspecto que fica sob a responsabilidade do trabalhador.

E sobre o preenchimento da ficha?
Outro ponto importante que deve ser observado a respeito das fichas de EPI é o preenchimento correto de todos os dados. Todos os itens que compõem o documento devem ser preenchidos corretamente, de modo a auxiliar no monitoramento da empresa.

Por meio dessa documentação, a empresa vai saber exatamente sobre:

  • Todos os EPIs que cada funcionário usa;
  • Sobre a quantidade de materiais;
  • Os dias em que foram fornecidos;
  • O dia em que eles foram devolvidos / substituídos.

Inclusive, é essencial que a ficha de EPI seja preenchida na frente dos funcionários, para que eles saibam como anda o controle dos equipamentos, podendo conferir se os materiais de proteção que foram entregues estão de acordo com o que foi anotado nas fichas, entre outros aspectos.

É necessário ressaltar ainda que as fichas de EPI são uma comprovação de que foi dado um equipamento de proteção essencial para a execução das atividades.

Tendo isso em vista, caso ocorra algum acidente e o trabalhador se machuque, a ficha que vai comprovar se foi devidamente disponibilizado o EPI para ele ou não. Ou seja, fica mais fácil saber se o acidente foi responsabilidade da empresa ou negligência do próprio funcionário.

Conheças as consequências do não preenchimento dessa ficha
Em seu item 6.6.1, a NR 6 diz que o sistema de registro de entrega de EPI é de inteira responsabilidade do empregador. Isso significa que, caso não seja disponibilizada a ficha de entrega, a empresa poderá sofrer sanções de acordo com a legislação trabalhista por causa do descumprimento legal.

Apesar do fato de se registrar uma ficha de entrega de EPI não ser o suficiente para contornar uma possível multa por acidente de trabalho, ela é obrigatória. O não cumprimento da norma pode resultar em processos judiciais, além de aumento de penalidade e multas para a organização.

Essas consequências podem impactar diretamente os rendimentos e a lucratividade do negócio. Afinal, é extremamente desagradável ter que desembolsar altos valores por determinação da Justiça, em razão de um descumprimento simples como esse.

Além disso, os problemas vão além da simples condenação na Justiça. Isso porque o fato de sofrer ações desse tipo pode manchar a imagem da empresa perante o mercado, prejudicando todos os esforços em relação aos seus investimentos de marketing, o que pode significar a perda de possíveis investidores e clientes.

Veja o que fazer com as fichas após serem preenchidas
Depois de receber a ficha de entrega de EPI, é recomendado que ela seja guardada na pasta pessoal do colaborador. Esse é um meio seguro e eficiente para ter acesso a ela quando for preciso. Dessa forma, enquanto os outros documentos relativos ao colaborador permanecem na pasta, a ficha também fica lá.

Algumas empresas preferem centralizar e guardar o documento em um só livro ou caderno para futuras consultas. É uma forma prática de armazenar os dados também.

Outra maneira de guardar as fichas é por meio de um sistema eletrônico. Se for esse o caso, saiba que alguns cuidados devem ser considerados. Um dos principais exemplos nesse sentido é fazer um backup dos arquivos regularmente, a fim de evitar a perda de todos os dados em caso de algum defeito ou pane no sistema.

Outro ponto que merece atenção é que a ficha de EPI jamais pode ser retroativa ou futurista. Preencher o documento dessa forma pode acarretar crime de falsidade ideológica de acordo com o artigo 299 do Código Penal. Outros cuidados que devem ser tomados após o registro de entrega dos equipamentos.

Explicação da importância do uso dos EPIs
Muitas vezes, os funcionários não entendem a verdadeira importância por trás dos usos dos equipamentos de proteção. Então, para a segurança da sua equipe e para resguardar a empresa, é necessário que todos os colaboradores tenham total ciência da utilização dos EPIs.

Uma boa iniciativa nesse cenário é organizar palestras e encontros para discutir e esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Durante esses encontros, é preciso explicar que a aplicação desses equipamentos no ambiente de trabalho é uma verdadeira obrigação. É bom ressaltar que o descumprimento dessa regra pode causar punições, como demissão por justa causa. Ao deixar essas questões claras, você terá mais garantia de que o uso dos EPIs será mantido.

Treinamentos para o manuseio e utilização correta
Não basta apenas que os trabalhadores usem os EPIs, é preciso que eles saibam a maneira correta de fazê-lo. Então, sempre que um novo funcionário for contratado ou um novo equipamento for inserido, faça um treinamento, para que eles saibam o modo correto de uso e manuseio.

Com todos os colaboradores alinhados sobre esses pontos, são obtidas duas vantagens. A primeira, obviamente, é a redução de acidentes no trabalho, o que melhora sua produtividade e garante a integridade física de toda a equipe. A segunda é o menor gasto com reposição de EPIs que são estragados devido ao uso incorreto.

Lembre-se sempre de que, segundo a norma regulamentadora que rege esse aspecto do ambiente de trabalho, é obrigação da empresa não somente registrar a entrega dos EPIs, mas garantir seu uso.

Por isso, é preciso ter a precaução de sempre fiscalizar se todos estão usando os equipamentos e, caso alguém não esteja, cobrar de forma firme. Assim, você evita futuras dores de cabeça, como incidentes, multas e processos.

Além da ficha de Ficha de entrega de EPI, recomenda-se que o empregador mantenha em seus arquivos, cópias das notas de compra dos EPIs, pois isto auxilia na comprovação de do fornecimento constante ao trabalhador.

Fonte: Volk do Brasil

POLÍTICA DE PROTEÇÃO E PRIVACIDADE DE DADOS PESSOAIS – SEGURA ASSESSORIA E PROTEÇÃO NO TRABALHO

Data: 14/08/2023

SOBRE ESSA POLÍTICA

Esta Política de Proteção e Privacidade de Dados Pessoais – a qual podemos citá-la aqui apenas como “Política” - tem como objetivo esclarecer o processo de tratamento dos seus dados pessoais, ou seja, como “Nós” (SEGURA ASSESSORIA E PROTEÇÃO NO TRABALHO) coletamos, utilizamos e armazenamos os seus dados pessoais. As premissas apresentadas nessa Política estão embasadas na Lei Federal nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), respeitando a sua privacidade e os seus direitos como titular dos dados pessoais.

Todas as informações aqui prestadas referem-se ao uso do nosso site (https://www. https://seguraass.com.br/) e os mecanismos utilizados para o tratamento dos seus dados pessoais. Além disso, esta Política orienta quais são os seus direitos previstos em lei e como você pode solicitá-los através do nosso canal de comunicação.

Pedimos que leia atentamente esta Política, para ter o total conhecimento sobre o nosso processo de tratamento dos dados pessoais e como você deve proceder, caso queira nos fazer qualquer tipo de solicitação.

 

A estrutura dessa Política está organizada da seguinte forma:

  1. QUEM SOMOS 2
  2. CONTATO 2
  3. TERMOS UTILIZADOS (DICIONÁRIO DE TERMOS) 3
  4. DADOS COLETADOS 4
  5. COMO UTILIZAMOS OS SEUS DADOS 5
  6. COMPARTILHAMENTO 6
  7. ARMAZENAMENTO E TEMPO DE ARMAZENAMENTO 6
  8. BASE LEGAL PARA O TRATAMENTO 6
  9. CONSENTIMENTO 6
  10. SEUS DIREITOS 7
  11. SEGURANÇA DOS SEUS DADOS 8
  12. COMO VOCÊ HABILITA OU DESABILITA OS COOKIES 9
  13. RECLAMAÇÃO 10
  14. ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA 10

1.    QUEM SOMOS

Somos a SEGURA ASSESSORIA E PROTEÇÃO NO TRABALHO, também podemos nos referenciar como “Segura”. Mantemos o site (https://seguraass.com.br/), no qual coletamos e utilizamos alguns dos seus dados pessoais para ações legais, de negócios e prestação de serviços a você nosso cliente, fornecedor, terceiro ou parceiro. Agimos na qualidade de Controlador dos seus dados pessoais e temos responsabilidades que devem ser atendidas de acordo com as disposições da lei (LGPD).

Respeitamos e valorizamos a sua privacidade e portanto, agimos com transparência sobre como os seus dados podem ser tratados e quais os seus direitos. Desta forma, disponibilizamos esta Política para orientá-lo no que se refere aos seus dados pessoais.

2.    CONTATO

Como Controlador dos seus dados pessoais, nomeamos uma equipe de Encarregados de Dados que é responsável em manter a conformidade sobre os tratamentos dos dados pessoais, assim como ser um contato direto com você, para qualquer tipo de solicitação.

Você pode entrar em contato para esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta Política de Privacidade e sobre os dados pessoais que tratamos.

Os detalhes da nossa Equipe de Encarregados de Dados são:

E-mail: [email protected]

Telefone: (55) 991164153.

Endereço postal: Rua Eduardo Geiss, 420, centro - 98700-000 - Ijuí/RS.

3.    TERMOS UTILIZADOS (DICIONÁRIO DE TERMOS)

  • Dados pessoais: informação relacionada à pessoa física identificada ou identificável. Exemplo: Nome, e-mail, CPF, endereço de IP, matrícula, etc.
  • Dados pessoais sensíveis: sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, relativos à pessoa física.
  • Controlador: pessoa física ou jurídica a quem compete as decisões referentes ao tratamento dos dados pessoais.
  • Titular dos dados: pessoa física a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento. Nesse caso, “você”.
  • Encarregado de Dados: pessoa indicada pelo controlador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares de dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Nesse caso, o Encarregado de Dados está devidamente identificado no início desta Política.
  • Tratamento: toda operação realizada com os dados pessoais. Exemplo: coleta, armazenamento, acesso, modificação, compartilhamento, etc.
  • Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.
  • Cookies: são arquivos utilizados no navegador que permitem que o website “lembre” de suas ações ou preferências ao longo de suas visitas. A maioria dos navegadores na Internet aceita cookies; entretanto, os usuários podem configurar seus navegadores para recusar certos tipos de cookies.

4.    DADOS COLETADOS

Coletamos os seguintes dados pessoais:

  • Cookies: Ao se conectar no site coletamos o seu IP através dos cookies para o funcionamento correto da página, como os cookies denominados “Essenciais”, que não podem ser desabilitados. Também existem os cookies adicionais que são utilizados pelo site e possuem outras funcionalidades, como as descritas a seguir:
    • Funcional:Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    • Desempenho:Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.
    • Análise: Os cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Estes cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
    • Propaganda: Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
    • Essencial: Os cookies são essenciais para o bom funcionamento do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, anonimamente.

Nota: Caso você queira habilitar ou desabilitar esses tipos de cookies, consulte a seção Como Você Habilita ou Desabilita Cookies.

  • Formulário de cadastro pessoal para orçamento:
    • Dados pessoais: nome, telefone, email.
  • E-mails enviados à Segura: e-mail.
  • Redes sociais: nome, telefone.
  • Chat on-line: nome, e-mail e telefone.
  • Dados sensíveis: Não são coletados dados sensíveis, assim entendidos aqueles definidos nos art. 11 e posteriores da Lei Geral de Proteção de Dados e conforme descritos na seção Termos Utilizados desta Política.

Eventualmente, outros tipos de dados não identificados previamente e expressamente nesta Política, poderão ser coletados, desde que sejam fornecidos por você, através do seu consentimento ou, que a coleta seja permitida com fundamento em outra base legal prevista em lei. Em qualquer caso, a coleta de dados e as atividades de tratamento relacionadas a eles, serão informadas ao usuário através desta Política, devidamente atualizada.

5.    COMO UTILIZAMOS OS SEUS DADOS

Os dados fornecidos por você têm a finalidade para o seu contato e cadastro com a Segura e caso necessário, o envio de outras informações e em outros momentos, de acordo com a sua solicitação. Abaixo são descritos todos os grupos de dados tratados pela Segura com as suas respectivas finalidades:

  • Cookies: utilizamos as informações de cookies para personalizar as suas preferências e identificar possíveis inconsistências na navegação, a fim de melhorar a sua experiência ao usar o nosso site.
  • E-mails enviados à Segura: de acordo com a necessidade, disponibilizamos os contatos de acordo com a necessidade (orçamento, etc.).
  • Redes sociais: em contato com os chats, para facilitar a comunicação com você.

6.    COMPARTILHAMENTO

Os dados que você fornece através do nosso site são tratados exclusivamente pela Segura, e apenas para fornecer os serviços dos quais disponibilizamos.

7.    ARMAZENAMENTO E TEMPO DE ARMAZENAMENTO

Os seus dados pessoais, informados através do site, são armazenados em nosso banco de dados pelo período necessário para as finalidades do tratamento, respeitando o período de retenção determinado pela legislação aplicável.

8.    BASE LEGAL PARA O TRATAMENTO

Uma base legal para o tratamento de dados pessoais nada mais é que um fundamento jurídico, previsto em lei, que justifica o tratamento. Assim, cada operação de tratamento de dados pessoais precisa e possui uma base legal correspondente, de acordo com a sua finalidade.

Para os dados pessoais mediante o seu consentimento, são realizados de acordo com  artigo 7º, I da Lei nº 13709/2018.

Poderá surgir a aplicação de outra base legal durante o processo de coleta do dado pessoal, para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador (artigo 7º, II) ou quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro (artigo 7º, IX), sendo comunicado o processo de coleta através desta Política.

9.    CONSENTIMENTO

O seu consentimento é obtido através de duas situações quando você acessa o nosso site, sendo eles:

  • Através dos cookies: quando você habilita as funcionalidades não essenciais da plataforma, através das configurações apresentadas na seção Como Você Habilita ou Desabilita Cookies. Ao desabilitar os cookies, você automaticamente estará revogando o consentimento desses tratamentos. * Com exceção dos cookies essenciais, que são obrigatórios para o funcionamento correto do site.

Conforme previsto pela LGPD, você pode revogar o consentimento, ou seja, impedir que a Segura continue tratando os seus dados, ou seja, a revogação elimina a hipótese legal da Segura armazenar, consultar, alterar ou qualquer outro tipo de tratamento dos seus dados pessoais.

Para efetuar a revogação do seu consentimento, a solicitação deverá ser efetuada através do e-mail do Encarregado de Dados informado na seção Contato desta Política.

10. SEUS DIREITOS

Você, como usuário do site e no papel de Titular dos Dados Pessoais, possui os seguintes direitos, conferidos pela Lei Geral de Proteção de Dados:

  • Confirmação da existência de tratamento dos seus dados pessoais
  • Acesso aos dados coletados
  • Correção dos dados incompletos, inexatos ou desatualizados
  • Eliminação dos dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na lei ou pela revogação do seu consentimento.
  • Portabilidade dos seus dados a outro fornecedor de serviço, mediante requisição expressa e de acordo com a futura regulamentação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Para garantir que você exerça os seus direitos, é necessário que façamos uma verificação para identificá-lo e, desta forma, poderemos solicitar documentos ou outras informações que possam auxiliar em sua correta identificação, a fim de resguardar os nossos direitos e os direitos de terceiros. Isso somente será feito, porém, se for absolutamente necessário e você receberá todas as informações relacionadas.

Para solicitar outras questões relacionadas aos seus direitos, basta entrar em contato com o nosso Encarregado de Dados, através das informações de contatos, apresentados na seção Contatos desta Política. Ao fazer uma solicitação dos seus direitos, informe um dos itens apresentados na seção Seus Direitos, desta Política, ou seja: confirmação da existência de tratamento dos seus dados pessoais, acesso aos dados coletados, correção dos dados incompletos, inexatos ou desatualizados, eliminação dos dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na lei ou pela revogação do seu consentimento, portabilidade dos seus dados a outro fornecedor de serviço.

11. SEGURANÇA DOS SEUS DADOS

Ao acessar o nosso site, você tem a garantia imediata de que você está seguro conosco, através da utilização de certificados de autenticação que estabelecem a conexão segura. O seu navegador e a nossa plataforma trocam informações que reconhecem os registros e mantêm o acesso seguro.

Empregamos medidas técnicas e organizacionais para proteger os seus dados pessoais, essas medidas visam impedir acessos não autorizados, situações de destruição, alteração ou perda dos seus dados. As medidas que utilizamos levam em consideração a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os seus direitos legais. Dentro das medidas implantadas, temos a criptografia ponta a ponta entre o site e a plataforma e seu dispositivo, o uso de ferramentas e arquiteturas de proteção contra-ataques, executando os monitoramentos necessários, tanto de maneira interna quanto externa.

Ainda que adotado tudo que esteja ao nosso alcance para evitar incidentes de segurança, é possível que ocorra algum problema motivado exclusivamente por um terceiro – como em caso de ataques de hackers e crackers ou, em caso de culpa exclusiva do usuário, que ocorre, por exemplo, quando transfere os seus dados a terceiro. Assim, embora sejamos responsáveis pelos dados pessoais que tratamos, nos eximimos de responsabilidade caso ocorra uma situação excepcional como essa, do qual não temos nenhum controle.

De qualquer forma, caso ocorra qualquer tipo de incidente de segurança que possa gerar risco ou dado relevante para você, o comunicaremos, assim como a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, acerca do ocorrido, de acordo com o disposto na LGPD.

12. COMO VOCÊ HABILITA OU DESABILITA OS COOKIES

O nosso site, por padrão, mantém apenas os cookies essenciais para o funcionamento correto das páginas e da navegação e estes não podem ser desabilitados. Os demais cookies ficam desabilitados, aplicando os conceitos de privacidade padrão enquanto você nos visita.

Você poderá mudar a configuração do seu navegador para recusar novos cookies, eliminar os já existentes ou simplesmente ser informado quando novos cookies estão sendo enviados para o seu equipamento ou coletando informações. Para isso, siga as instruções fornecidas abaixo, observando o seu tipo de navegador. No entanto, esteja ciente de que, se você recusar ou desativar cookies, você poderá perder algumas funcionalidades do site. Para habilitar ou desabilitar os cookies utilize o procedimento de configuração abaixo, de acordo com o seu navegador:

Internet Explorer: Menu > Ferramentas > Opções da Internet > Privacidade > Configurações. Quando terminar de fazer as alterações, clique em "OK".

Google Chrome: Menu > Configurações > Mostrar configurações avançadas > Privacidade > Configurações de conteúdo > Ativar ou desativar cookies.

Firefox: Menu > Opções > Privacidade > O Firefox deve > Usar minhas configurações > Sites podem definir cookies. Clique em OK para encerrar.

13. RECLAMAÇÃO

Caso você se sinta, de qualquer forma, lesado, pode apresentar a reclamação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

14. ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

Reservamos o direito de modificar a qualquer momento esta Política, especialmente para adaptá-la às alterações feitas em nosso processo ou site, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pela supressão ou modificação daquelas já existentes.

Sempre que houver modificações nesta Política, ela estará disponível para consultas, através da publicação no site da nova versão. Para que você se mantenha informado sobre a utilização de seus dados pessoais, recomendamos que você consulte esta Política frequentemente.

A versão atualizada desta Política será identificada pela data informada no início deste documento.